sábado, 31 de janeiro de 2015

Prazer e Alegria

Será que sabemos mesmo diferenciar prazer e alegria? Chega uma hora que a vida exige isso da gente. Você percebe que a vida é uma grande viagem por um oceano nunca explorado. E que a única coisa que você dispõe é um barquinho a velas. Entretanto, como em toda e qualquer viagem, o vento uma hora falha, fica fraco, outras vezes se vira contra você, e quando isso acontece é preciso ter força no braço para remar e continuar navegando rumo ao seu objetivo.

Por esse e outros motivos que se torna fundamental uma companhia nessa viajem. Alguém que chegue para somar, que tenha objetivos parecidos, pra sonhar junto com você e para remar na mesma direção. Alguém apaixonado por uma aventura e disposta a se arriscar com você em um mar desconhecido. Porque a paixão, que aqui vou chamar de prazer, é apenas o impulso. Vou lhe confessar que é a primeira vez que eu não sinto os pés no chão. E de repente nossos olhares se cruzaram, quando percebemos, cada um estava em uma ponta do barco.

Olhamo-nos, assim que nos olhamos nos apaixonamos; suspiramos, assim que suspiramos ficamos com medo; Como eu sei disso? O desejo é uma mistura de muitas coisas, entre elas o medo. Faz parte, serve pra frear o desejo. E quanto desejo! Mas tive que ir com calma, continuei a remar como quem não quer nada, tive medo de você não acreditar nas coisas lindas que eu sonhei pra nós dois antes mesmo de te conhecer. Eu não tinha pressa, afinal só nós dois naquele barco, só nós dois remando naquela direção, não havia o que temer. Quando estivemos juntos a primeira vez era prazer? Era. Mas agora é mais do que prazer, tornou-se alegria. Porque a alegria é um estágio avançado do prazer. Aquele prazer, ou desejo de estar bem juntinho ali, é momentâneo, só existe naquele momento. Agora, a danada da alegria, essa sim é duradoura e não depende do momento, ela vem assim só com a lembrança. Tudo ficou escuro, quando percebi já era noite, eu não havia mencionado o quanto te acho linda, dormi com medo de não ter a chance de dizer. E foi assim durante exatos quatro meses.

O que todos ao redor chamavam de paciência eu chamava de segurança, você me transmitia essa paz. Porque é muito fácil abrir a boca e dizer “não, não sei ou talvez”, mas os olhos não mentem. E seu olhar toda vez que esbarrava no meu dizia: “Sim, mas espere um pouco, estou com medo de não dar certo, só não desista de mim.” Eu não desisti amor, estou aqui. Pode parecer que seu olhar é bastante prolixo, mas é que quando as almas estão em comunhão todos os gestos são facilmente traduzidos. Sabe bonita, eu me lembro dos nossos momentos juntos e me vêm alegria.

Sei que os momentos de prazer são efêmeros e não se repetem, mas eu não ligo, outros virão. Mas a alegria que sinto ao me lembrar de nós, ah... Essa me vem a todo instante, porque a superioridade da alegria em relação ao prazer está aí, ela sempre volta, basta lembrar. No fim, com você eu aprendi que muitos casais podem sentir prazer em um beijo ou em uma tarde inteira juntos assistindo um filme ridículo na TV, mas a alegria ao lembrar desses momentos poucos casais sentem. Porque pra sentir alegria tem que ter amor, e amor poucos casais sentem. Fico imensamente feliz por dividir um barquinho a velas com você, e por poder remar junto na mesma direção. Mas principalmente por saber que quando o dia amanhecer vou ter você para amar. Que sorte a minha!



Pedro Bragança

Um comentário:

  1. As vezes nos sentimos em uma barco seguro, como se nenhuma tempestade fosse capaz de derrubar. O seu parceiro nessa viagem promete não abondonar o barco, e ficar contigo mesmo em meio as tempestades. E ai, você se sente mais seguro, porque você ira passar por todas as tribulações. Quando Derrepente, ele pula pra fora do barco, justo ele que era quem comandava este barco, e você que achou que jamais iria precisar seguir viagem sozinha, se ver sem saber a direção. Mas você continua porque se você abandonar o barco como ele fez, você ficara mais perdida ainda. Você não sabe o caminho, e fica na esperança de que a qualquer momento ele vai voltar e dizer " espero que ainda dê tempo de dizer que andei errado.." e eu entendo! Ah, eu entendo. O barco tava furado, tava difícil mesmo. Eu sei.. E assim acontece, lutamos contra a maré alta, contra a ventania, enquanto o outro promete estar ao teu lado. Mas quando ele decidi partir e buscar um novo barco, um novo mar para navegar. Nao há o que fazer.

    ResponderExcluir